O complexo idealizado pelos empresários Andréia e Ronei Weber começou a ganhar forma em janeiro deste ano. Com investimento de R$ 30 milhões, o parque ocupará uma a área de 11.300 metros quadrados localidade de Linha Araripe, na RS-235, estrada que liga Nova Petrópolis e Gramado.
A típica vila norte-americana dos anos 30 terá um total de 2.700 metros quadrados de área construída. Com sua diversidade que marcou uma época, mais do que um museu, o parque proporcionará uma imersão no mundo automotivo.
O projeto do Village foi inspirado na Greenfield Village que integra o Museu Henry Ford, em Dearborn, no Michigan, inaugurado pelo próprio Henry Ford em 1929. As obras começaram neste mês (março) com termino previsto para dezembro.
O museu terá 40 veículos, dos quais cerca de 30 são Ford Modelo A. Quatro caminhões Ford Modelo AA , quatro Jardineiras Ford, dois tratores Fordson e um avião Pietenpol Air Camper 1929, que usa motor de Ford Model A estarão entre o acervo.
Um carro enferrujado, tal qual foi encontrado abandonado em um celeiro, terá cenário ambientado. Um dos modelos em destaque será o Ford Tudor 1930 vermelho Blueberry que foi restaurado. Equipado com motor de quatro cilindros 3.3 e 40 cv de potência combinado com cambio de três marchas.
Um posto de gasolina Texaco remeterá a icônica Rota 66, a famosa estrada inaugurada em 1926 para ligar oito estados da Costa Leste à Oeste dos Estados Unidos.
Considerada a estrada mais famosa do mundo, a Rota 66 marcou sonhos e desafios das décadas de 50 e 60 como ícone do espírito norte-americano revividos nas telas, séries, músicas e livros. Entre os muitos filmes, o Na Estrada (On the road), baseado na obra do escritor americano Jack Kerouac, produzido por Francis Ford Copolla e dirigido pelo brasileiro Walter Salles.
O parque terá 10 lojas inspiradas na arquitetura norte-americana dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, cafés e lanchonetes com lanches típicos norte-americanos daquela década.
Os eios em carros antigos e jardineiras arão por cinco ruas internas do parque. Guias explicarão detalhes técnicos e curiosidades sobre os veículos. Ainda será possível participar de trilhas e fazer piqueniques em meio à natureza.
Dos carros que comporão o museu, 40 estão em perfeito estado e sete em processo de restauração. Atualmente ocupam garagens do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná enquanto aguardam a conclusão do parque.