Fundado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014) e pela coreógrafa Maria Costa Rêgo, o Grial explora a dança contemporânea no contexto das tradições populares.
Apresentada pela primeira vez em Porto Alegre, a coreografia Uma Mulher Vestida de Sol transporta para o sertão o clássico Romeu e Julieta, de Shakespeare, com direção coreográfica de Maria Costa Rêgo.
O espetáculo solo de Emily Borghetti celebra a cultura gaúcha, destacando a dança da chula e o papel das mulheres nesse contexto.
Acompanhada pelo violonista 7 cordas Neuro Júnior e pela pianista Dionara Fuentes, Emily explora ritmos variados, incluindo milongas e rancheiras, e referências como a lenda de M’boitatá, recolhida por Simões Lopes Neto. A direção é de Silvia Canarim.
No dia em que completa 40 anos, a Orquestra Theatro São Pedro apresenta um concerto especial, com regência do maestro Evandro Matté e participação de convidados que fizeram parte dessa história.
O pianista Cristian Budu, vencedor do prestigiado Concurso Clara Haskil, será o solista, interpretando o Concerto para Piano de Edvard Grieg.
O grupo argentino La Buena Moza, com 25 anos de trajetória, apresenta em Porto Alegre seu novo espetáculo, Dementes. Dirigido por Daniel Bernal, o show conceitual conta com mais de 15 cantores, uma banda e figurinos especiais.
Em cena, neurônios se rebelam contra o cérebro, desenvolvendo uma visão crítica sobre temas como infância, tecnologia, política, vícios e masculinidade.
A comédia dramática A Viúva Pitorra, escrita por Simões Lopes Neto em 1896 (sob o pseudônimo Serafim Bemol), foi adaptada por Valter Sobreiro Junior em 1991 e transformada em musical, tendo percorrido o Rio Grande do Sul. Agora, a peça retorna a cartaz a convite do Teatro Simões Lopes Neto com música original, cenografia e direção de Sobreiro Junior.
O novo elenco é formado por Sandra Viégas, Rodrigo Sobreiro, Roberta Pires, Germano Rusch e Henrique Ávila.
Explorando situações hilárias, a história segue Ramão, um quarentão sem recursos que volta a Pelotas após exílio forçado no Uruguai, por conta das mazelas da Revolução Federalista.
Premiado em cinco países e aclamado em turnês pelo Brasil e Exterior, Tom na Fazenda aborda homofobia e patriarcado. Idealizada por Armando Babaioff e dirigida por Rodrigo Portella, a peça tem no elenco Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues, Camila Nhary e Babaioff.
A peça do canadense Michel Marc Bouchard explora dinâmicas familiares com encenação que promete ser impactante.
Após uma temporada de sucesso em 2024, Lady Tempestade, monólogo com Andrea Beltrão e direção de Yara de Novaes, estreia em Porto Alegre.
A peça escrita por Silvia Gomez explora o diário da advogada pernambucana Mércia Albuquerque, refletindo sobre violências e injustiças ao relembrar sua atuação defendendo presos políticos do Nordeste durante a ditadura militar brasileira.
O livro Lendas do Sul (1913), de Simões Lopes Neto, que reuniu algumas das fábulas mais conhecidas do Rio Grande do Sul, ganha adaptação inédita para os palcos com o Grupo Tholl, sob direção de João Bachilli.
M'Boitatá, Salamanca do Jarau e o Negrinho do Pastoreio são reinterpretados com linguagem circense, criando imagens impactantes das lendas gaúchas.
O novo espetáculo da Cia. Rústica vai lembrar e imaginar o que podemos ser, explorando memórias, desejos e sonhos de futuro. Dirigido por Patrícia Fagundes, traz no elenco Mirna Spritzer, Diego Nardi, Bruno Fernandes, Phil, Priscilla Colombi, Simone Rasslan, Breno Dinapoli e Madalena Rasslan.
A montagem, que celebra arte, vida, canções e histórias, terá entrada franca.