Assim como muitos casais decidiram oficializar o relacionamento no ano que ou, vários outros optaram por colocar um ponto final na relação. Em mais uma lista da nossa série de retrospectivas #DonnaRetrô, relembramos quem foram os famosos que acabaram seus namoros e casamentos em 2021. Confira:

A socialite Kim Kardashian e o rapper Kanye West se separaram no início deste ano. Apesar de muito se especular sobre o assunto na mídia, Kim só falou publicamente sobre o divórcio em junho, no programa Keeping Up With the Kardashians. Questionada pelo apresentador Andy Cohen sobre "por que o seu casamento não deu certo", ela respondeu:
— Eu, honestamente, não sei se diria isso aqui, na TV, mas não foi apenas uma coisa específica que ocorreu, por parte de ambos. Acho que foram apenas diferenças de opiniões em relação a algumas coisas que levaram a essa decisão — afirmou.
Kim ainda explicou que se esforçou para manter o relacionamento, pensando no bem dos filhos.
— E não quero ninguém pensando, de forma alguma, que não dei o meu melhor, ou que realmente não tenha tentado. Vocês sabem, temos quatro filhos. Acho que não imagino qualquer coisa que filhos queiram mais do que ver os seus pais juntos. Eu vivi isso.
Por fim, a socialite também deixou claro que a relação dos dois permanece amigável.
— Eu o respeito muito e vocês sabem, antes de tudo ele era meu amigo, principalmente e acima de tudo, então não vejo isso acabando. Sempre serei a maior fã do Kanye. Ele é o pai dos meus filhos, o Kanye será sempre família.
Da relação dos dois, nasceram os filhos North West, oito, Saint West, seis, Chicago West, três, e Psalm West, dois. Depois de sete anos juntos, o casal decidiu se divorciar e, em fevereiro, se separaram legalmente. O relacionamento já vinha sofrendo alguns problemas. Em 2020, o cantor acusou Kim de ter desejado abortar a primeira filha do casal. O rapper também declarou que sua então esposa pretendia interná-lo em uma clínica. Depois da polêmica, os dois chegaram a fazer uma viagem para a República Dominicana na tentativa de salvar o casamento.
Apesar das tentativas de reconciliação de Kanye, há rumores de que Kim estaria namorando o ator e apresentador do programa Saturday Night Live, Pete Davidson, conforme informações publicadas pela revista Monet.
Marina Ruy Barbosa e Alexandre Negrão

A atriz e o piloto, que se conheceram no Réveillon de 2017, em Fernando de Noronha, e se casaram em outubro do mesmo ano, confirmaram a separação no dia 12 de janeiro por meio de suas assessorias. Em nota enviada à imprensa, o término foi explicado pela distância física do casal.
"O trabalho e a distância física foram fatores decisivos para chegarem a essa situação. Os dois estavam vivendo realidades muito distintas e vinham há meses tentando achar uma solução para resolver essa questão. A decisão ainda é muito recente e, por eles, nada disso seria divulgado neste momento. Mas em respeito ao público e à imprensa - que sempre acompanhou a vida do casal com carinho e apoio -, resolveram anunciar que estão separados", diz o comunicado.
A nota também afirma que os dois estavam tentando reverter a situação, mas acabaram por decidir seguir caminhos separados.
"O casal tentava achar uma forma para reverter o que estava enfrentando, mas Xande e Marina tiveram uma conversa e definiram que trilhariam caminhos separados, que isso seria o melhor para os dois, por enquanto. Ainda é cedo para saber o que acontecerá no futuro. Por agora, os dois seguem na tentativa de se reorganizarem intimamente e, apesar de todo o amor, iniciarem separadamente um novo capítulo em suas vidas. Contamos com o carinho e o respeito de todos", conclui.
Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana

O modelo Erasmo Viana confirmou o fim do casamento com a influenciadora digital Gabriela Pugliesi em uma série de vídeos publicados no seu perfil do Instagram em fevereiro.
— Alguns de vocês já viram que saíram notícias de que Gabi e eu estamos nos separando e, infelizmente, é verdade. A gente está nesse processo de separação. Eu cometi um erro grave, me arrependi — revelou.
Nos vídeos, Erasmo deixa claro que gostaria de "voltar a ficar junto" com Gabriela um dia. Eles mantinham um relacionamento desde 2015. Dois anos depois, os dois oficializaram o relacionamento em uma cerimônia realizada em Trancoso, na Bahia.
Já a influenciadora digital compartilhou um vídeo em seu perfil no outro dia para falar sobre o término com os seus seguidores.
— Não dá para ficar fazendo a blasé e fingir que nada aconteceu. Eu também não quero falar nada com raiva, no calor da emoção, porque nunca é bom falar as coisas com raiva — começou ela. — Terminei meu casamento, sim, fiquei na merda dois dias. Depois disso levantei minha cabeça, entendi tudo e agradeci a Deus, porque é assim que é. O Erasmo errou comigo, mas ele não é uma pessoa ruim. Todo mundo erra. A vida ensina. Da mesma forma que ele escolheu um caminho, eu também escolhi o meu, que foi o de terminar nosso casamento.
Em seguida, revelou que estava tentando engravidar no último ano. O tratamento de fertilização fez com que ela tivesse muitas alterações hormonais, descritas pela influencer como "uma TPM eterna". Após o fim da relação, Pugliesi decidiu congelar óvulos para poder seguir com o sonho de ser mãe no futuro. Apesar de o divórcio entre eles ter sido justificado por um "erro grave" cometido pelo modelo, Erasmo garantiu não ter traído a blogueira. Quase duas semanas após a notícia do fim do seu casamento vir à tona, Pugliesi respondeu a uma seguidora garantindo que perdoou o ex, mas que isso não significava a volta do relacionamento.
Três meses depois, a blogueira assumiu um novo relacionamento nas redes sociais com o rapper e artista plástico Túlio Dek.
Whindersson Nunes e Maria Lina

O humorista Whindersson Nunes e a influenciadora digital Maria Lina Deggan anunciaram o fim do noivado em agosto nas redes sociais. Os dois assumiram o namoro em novembro do ano ado e, em janeiro, o casal revelou que estava à espera do primeiro filho. Em maio, no entanto, o bebê João Miguel morreu logo após o nascimento prematuro de 22 semanas.
"É triste dizer e nem sei por que tenho que dizer, mas eu e Maria não estamos mais juntos. Nem todo mundo sabe lidar com tudo, nem eu, eu prometi que seria alguém e não consegui ser, sei dos meus milhares de defeitos, e a gente tem que saber a hora de retirar pra não fazer mal a alguém, mesmo que ninguém entenda", desabafou o artista na legenda de uma foto postada no Instagram ao lado de Maria. "Eu e Maria vamos estar sempre ligados por um anjo que Deus deu, um anjo que veio pra impactar de todas as formas e um dia também espero entender tudo isso, e me reerguer, porque palhaço sem graça perde o emprego no circo".
Em entrevista para a revista Marie Claire no mês ado, a catarinense afirmou que a separação não foi uma escolha sua.
— Por mim isso não teria acontecido — afirmou ela. — Foram meses de muito sofrimento, né? Primeiro perdi meu filho, e depois a pessoa que estava do meu lado, o pai do João Miguel, que escolheu sair da minha vida. Foi difícil para mim como mulher. Ainda está sendo, mas estou aprendendo a me reerguer. Minha única escolha nesse momento é ser forte, não tenho outra opção.
Titi Müller e Tomás Bertoni

A apresentadora gaúcha Titi Müller e o músico Tomás Bertoni, da banca Scalene, anunciaram o divórcio em agosto. Os dois, que estavam casados desde 2019 e são pais do pequeno Benjamin, de um ano, decidiram seguir por caminhos diferentes após um difícil período de confinamento.
— No dia em que a gente decidiu se separar, o alívio foi tão grande que a gente até transou — disse a comunicadora na ocasião para a revista TPM.
Segundo Titi, a pandemia foi um agravante para a decisão do casal:
— Imagina pegar uma apresentadora de programa de viagem e um músico, que rodava o Brasil inteiro, e trancar em um apartamento com um bebê. Foi tipo engaiolar bicho solto.
Simaria e Vicente Escrig

A cantora sertaneja, da dupla com Simone, usou as redes sociais em agosto para anunciar o fim do seu casamento de 14 anos com o espanhol Vicente Escrig. Na publicação, afirmou que a decisão foi pensada "com muita clareza".