
Fabiana Justus compartilhou nas redes sociais que realizou um transplante de medula óssea nesta quarta-feira (27), em meio ao tratamento oncológico contra a leucemia mieloide aguda. A influenciadora digital celebrou o fato de ter encontrado um doador com compatibilidade e que logo se prontificou a ajudá-la.
— A maior benção que Deus poderia ter me dado é, primeiro, ter encontrado um doador 100% compatível comigo. E que esse doador também foi super solícito. De cara ele falou que estava apto a doar, que queria doar. Nós ainda não podemos nos conhecer, não posso saber quem é ele. Ele também não pode saber quem recebeu. Ele só tem uma informação, que eu sou adulta — declarou.
Conforme a filha do apresentador Roberto Justus, a instituição de saúde chegou a verificar a possibilidade de familiares realizarem a doação de medula óssea a ela. Entretanto, a compatibilidade girava em torno de 50%. Após a verificação no registro brasileiro de voluntários e em bancos internacionais, encontraram um doador anônimo 100% compatível.
— O processo de transplante de medula é muito mais simples do que a gente imagina. Para você se cadastrar para ser um doador também é muito mais simples do que as pessoas imaginam. E é muito lindo. Se eu puder dizer, por favor, se cadastrem — disse.
Fabiana Justus comentou que ainda precisará ar por um período de acompanhamento médico para dar continuidade ao tratamento. Mas demonstrou-se grata pelo transplante.
— Hoje foi uma grande vitória, um grande dia, um marco para todo o meu tratamento. Uma nova chance e eu tenho que comemorar muito, muito, muito — celebrou.
A influenciadora contou sobre o diagnóstico de leucemia mieloide aguda no final de janeiro. Ela chegou a ar um mês internada para a realização de um tratamento intensivo.
Carta aberta
Em outra publicação, Fabiana escreveu uma carta aberta em agradecimento ao doador da medula óssea, cuja identidade permanece em sigilo.
"Querido doador, ainda não podemos nos conhecer e nem saber quem somos... mas eu já te considero tanto! Você doou sua medula sem saber para quem. Sem pedir nada em troca. Ah, se todos no mundo fossem assim... você só soube que sou adulta e que precisava com urgência. E você não hesitou. Foi lá, fez os exames necessários e doou. E com isso você está me dando minha segunda chance!", declarou.
Na sequência, reforçou a gratidão pelo procedimento e falou sobre os próximos os a serem seguidos durante o tratamento: "Desde o dia que soube que encontraram eu só agradeço. E seguirei eternamente grata. Ainda temos um caminho pela frente... precisamos aguardar a "pega" da medula para poder ter alta do hospital. Depois continuar me cuidando e isolada por um tempo, fazendo bastante acompanhamento. Mas tenho que comemorar as vitórias e a de hoje foi gigante!".