
Você sabe qual a diferença entre fome e vontade de comer? Nesta sexta-feira (26), é comemorado o Dia da Gula e aproveitando esta data, conversamos com Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar, para entender essa diferença.
Ele explica que fome é uma necessidade fisiológica, já a vontade de comer é uma necessidade emocional. Essa gula que nos invade vem por ansiedade, tristeza ou simplesmente por causa do ócio.
Como identificar? A gente te ajuda!
Veja os sinais do seu corpo
Sabe quando você sente fome, mas daí ela a e nem dá mais vontade de comer? Pois é, a fome acontece em ondas, como se fosse um sinal do corpo sugerindo a reposição de nutrientes e energia. Por isso, essa fome muito intensa vem e vai. Caso você não ouça esse sinal, ela vai ar, porque o corpo encontra outras maneiras de conseguir a energia que precisa, como da própria gordura armazenada, por exemplo.
Se pergunte qual alimento o corpo está "pedindo"
Alimentos como frituras, doces, bolos e massas são fontes rápidas de energia, e a gula age justamente aí. As opções menos saudáveis são viciantes e quando a vontade de comer surge e, quando você tem vontade de comê-las, pode ser devido ao mau funcionamento hormonal - e não só por parecerem apetitosas. Por exemplo, mesmo uma pessoa obesa com grandes estoques de energia pode ter vontade de comer por gula. Isso é justamente pelo mau funcionamento hormonal.
Não existem horários “ideais” para se alimentar
Polesso afirma que a pessoa deve comer quando tem vontade e parar de comer ao se sentir satisfeita, isso programa o corpo e o cérebro para evitar os excessos. Comer de 3 em 3 horas é um hábito supercomum, porém totalmente infundado em conhecimento científico. De acordo com o profissional, não é isso que faz o sistema hormonal se regular. Então vá com calma e não exagere, isso vai ajudar.
Leia mais: