
Cidades como São José dos Ausentes e Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, devem ter o cenário ideal para a formação das chamadas precipitações invernais, como neve, chuva congelada e chuva congelante. Os fenômenos podem ocorrer entre o fim da quarta (28) e o início da quinta-feira (29).
Diante do avanço de uma intensa massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul, a Climatempo aponta que os municípios localizados nas regiões mais elevadas da Serra Gaúcha terão grande chances de registrar as precipitações.
Também há possibilidade de ocorrerem em pontos serranos mais baixos, como em Gramado, Canela e Caxias do Sul. Não são descartadas ainda cidades como Lagoa Vermelha e Vacaria.
Alerta para temporais
A formação e o deslocamento de uma frente fria devem provocar temporais em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (28). A previsão indica que diferentes regiões, inclusive a serra, podem registrar chuva forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Esse cenário precede uma intensa onda de frio, que chega ao Estado nos próximos dias.
A chuva forte registrada na noite de terça (27) e madrugada de quarta (28) não causou estragos na Serra, segundo o Corpo de Bombeiros. Conforme a Climatempo, nesta quarta, as rajadas de vento oscilam entre 71 e 90 km/h na região. Ao longo do dia, o céu permanece encoberto e a chuva persiste, com possibilidade para temporais localizados.
Já as temperaturas já não sobem tanto no decorrer das horas, e os termômetros despencam a partir da noite. Entre o fim da noite de quarta e a chegada da madrugada de quinta (29), haverá condições consistentes para ocorrência de neve em alguns municípios da serra.