
Nathanael Jochem Keller, 22 anos, suspeito de atropelar quatro pessoas no Carnaval, em Bento Gonçalves, foi denunciado pelo Ministério Público (MPRS) por homicídio doloso (aquele em que há intenção ou se assume o risco de matar) e três tentativas de homicídio. Uma das vítimas, Sandra Letícia de Carli, 46 anos, morreu no crime cometido na madrugada de 02 de março.
Segundo a assessoria do MP, a denúncia foi feita à Justiça em 25 de abril. Agora, cabe ao Poder Judiciário decidir se aceita ou não. Caso aceite, Keller será julgado pelo Tribunal do Júri.
O promotor Damasio Sobiesiak afirma que o denunciado saiu de uma casa noturna naquela madrugada e, quando conduzia seu veículo, acompanhado de outros ageiros, pela Rua Ciro Cini, no bairro Santa Rita, atingiu, de forma deliberada, as vítimas pelas costas, em um primeiro impacto, enquanto elas caminhavam pela via pública, na saída de uma festa de Carnaval.
Conforme a denúncia, o motorista teria acelerado o carro sem abrir a possibilidade de reação das vítimas. Depois do primeiro impacto, o motorista teria acelerado novamente sobre Sandra e uma outra mulher, que já estavam caídas. Sandra e a outra vítima acabaram sendo arrastadas.
Dias depois do crime, o motorista se apresentou à polícia e foi preso.
— Fato impactou severamente a comunidade de Bento Gonçalves, na medida em que o veículo utilizado como instrumento do crime foi jogado contra as vítimas em duas oportunidades sequenciais, mesmo tendo o denunciado campo de visão aberto e iluminado, não havendo possibilidade alguma de não ter visto as quatro vítimas. Por isso, a conclusão de que os delitos foram dolosos — esclarece o promotor.
Segundo a advogada Angélica Zappas, que faz a defesa do motorista, "o processo será enfrentado de forma técnica e firme, sempre respeitando as garantias constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal". E completa:
— Permanecemos confiantes de que, no momento oportuno, a verdade dos fatos será devidamente comprovada.
Relembre o caso
O atropelamento ocorreu na Rua Ciro Cini, no bairro Santa Rita, na madrugada do dia 2 de março, domingo de Carnaval. Imagens de câmeras de segurança, divulgadas pela Polícia Civil, mostram o momento em que um grupo de pessoas está caminhando pela via, às 4h57min, quando um carro avança e o atinge.
O veículo fica parado por cerca de 30 segundos. Na sequência, acelera novamente, atropela outra vez Sandra Letícia de Carli e foge do local. A vítima morreu horas após dar entrada no hospital. Um homem e outras duas mulheres ficaram feridos na ocasião.