• Tipo 1 - Nesse caso, há destruição das células que produzem insulina (autoimune na maioria) – doenças em que as nossas defesas atacam o próprio corpo
  • Tipo 2 - quando há perda de capacidade do pâncreas de produzir insulina frente a uma elevada resistência a sua ação, por excesso de peso, aumento da gordura na barriga e maus hábitos de vida
  • Outras causas - podem ser genéticas, doenças do pâncreas (exemplo: fibrose cística e pancreatite), induzida por medicações (corticoides, póstransplante, HIV/aids).
  • Diabetes gestacional - quando a glicemia de jejum é superior a 92 mg/dL ou o teste oral de tolerância à glicose após a 24ª semana apresenta valores anormais. 
  • Quais são os sintomas">

     *Médico Endocrinologista e professor da Faculdade de Medicina da UFRGS
    ** Escritor, médico oncologista, professor da Faculdade de Medicina da UFRGS 

    Parceria com a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

     Este artigo faz parte da parceria firmada entre ZH e a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM). A estreia foi em março, com a reportagem “Câncer: do diagnóstico ao tratamento”. Em abril, publicamos artigo sobre depressão e bipolaridade. Uma vez por mês, até dezembro, o caderno vai publicar conteúdos produzidos (ou feitos em colaboração) por médicos integrantes da entidade, que completou 30 anos em 2020 e atualmente conta com cerca de 90 membros e é presidida pelo otorrinolaringologista Luiz Lavinsky. De diversas especialidades - oncologia, psiquiatria, oftalmologia, endocrinologia etc -, esses profissionais fazem parte do Programa Novos Talentos da ASRM, que tem coordenação de Rogério Sarmento Leite e no qual são acompanhados por um tutor com larga experiência na área. 


    GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO