Baseados nesta lista, os candidatos deverão comprovar o cumprimento dos requisitos para conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem.
Os documentos aceitos para a solicitação da gratuidade estão descritos no Anexo II do edital. Entre eles, declaração escolar que comprove que o aluno está cursando a última série do Ensino Médio em 2025 na rede pública e comprovante da renda declarada.
Candidatos que não compareceram a um ou aos dois dias de prova do Enem 2024 devem apresentar justificativa para obter a isenção da taxa em 2025. A documentação comprobatória deve ser enviada até 2 de maio, pela mesma página.
As situações aceitas para justificar a ausência incluem emergência ou internação médica ou odontológica, assalto, furto, acidente de trânsito, morte na família, maternidade ou paternidade e participação em atividade escolar. Os documentos exigidos para cada caso estão descritos no edital do Inep.
Em 12 de maio, o Inep irá divulgar os resultados das solicitações de isenção da taxa e, também, se foram aceitas as justificativas de ausência em 2024 para nova gratuidade.
O período de recursos será entre 12 e 16 de maio. O resultado das requisições sairá em 22 de maio.
Somente após este cronograma, o MEC abrirá o período oficial de inscrições na edição deste ano do Enem. Ainda será publicado um edital específico com as datas e regras.