• A composição do currículo tem dois eixos: o primeiro, com a Formação Geral Básica (FGB), que reúne as disciplinas obrigatórias a todos os alunos: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Biologia são exemplos.
  • O segundo eixo contempla as mudanças mais significativas, com os Itinerários Formativos (IFs), que são componentes a serem escolhidos pelo aluno, como uma forma de iniciar uma trajetória em uma área de interesse que poderá ser seguida no Ensino Técnico ou Ensino Superior.
  • Os IFs são divididos em componentes obrigatórios: as disciplinas de Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais e Iniciação Científica. O aprofundamento curricular ocorrerá com o foco em áreas de conhecimento oferecidas na rede: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Apesar da liberdade para a elaboração dos currículos dos itinerários, todos devem ser estruturados a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural, Processos Criativos e Empreendedorismo.
  • Outra mudança já em andamento é a carga horária. Antes, os alunos tinham cinco períodos diários com 45 minutos; agora são seis períodos de 50 minutos nas aulas. O Novo Ensino Médio prevê 3 mil horas nos três anos da etapa. O modelo foi aprovado por uma lei federal em 2017.
  • As maiores alterações serão notadas a partir de 2023, quando os alunos que ingressarem no segundo ano começam a definir, por conta própria, os componentes que querem estudar. Para isso, a Secretaria Estadual de Educação conduziu, em setembro, a Pesquisa de Interesse do Ensino Médio Gaúcho, que teve a participação de 73 mil estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da rede estadual.
  • No levantamento, os alunos indicaram oito das 24 trilhas de aprofundamento compatíveis com seus interesses. A partir dessa pesquisa, as escolas terão o mapeamento que servirá de base para a definição das trilhas de aprofundamento ofertadas no próximo ano.
  • GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO