
O cantor e compositor Pedro Ortaça, também conhecido como o último Tronco Missioneiro, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (27).
O artista de 82 anos ou 15 dias internado no Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), no noroeste do Estado, para tratar um quadro de pneumonia.
A informação foi confirmada por um dos filhos do cantor, Gabriel Ortaça. O músico foi internado no dia 12 de maio e precisou ser encaminhado duas vezes para atendimento na unidade de terapia intensiva (UTI) do HCI nas últimas semanas.
A primeira saída da UTI foi em 16 de maio. A previsão era de que Ortaça voltasse para casa no início da última semana, mas acabou retornando para o tratamento intensivo no dia 19, onde ficou até quinta-feira (22). Agora, o tratamento segue em casa.
— A tosse que ele está tendo ainda seguirá por alguns dias. Ele vai continuar o tratamento fazendo nebulizações e fisioterapia pulmonar — afirma Gabriel.
Em janeiro, o artista também esteve internado na unidade para tratar um edema pulmonar, doença que ocorre quando há excesso de líquido no pulmão.
A identificação de Tronco Missioneiro inclui Ortaça e os compositores Noel Guarany (1941-1998), Cenair Maicá (1947-1989) e Jayme Caetano Braun (1924-1999), artistas conhecidos por forjar uma nova identidade da música regional caracterizada por críticas sociais e valorização da história do Rio Grande do Sul.