
“A comunidade de Galópolis quer ser protagonista na gestão do seu ado, seu presente e seu futuro. Para isso, vem organizando encontros para inventariar e preservar bens culturais materiais e imateriais que constroem o seu senso de pertencimento. Nestes encontros, há espaço para que todos tenham voz e discutam o desenvolvimento de Galópolis a partir do reconhecimento de sua importância para a região. Venha construir o inventário participativo de Galópolis e ajude a preservar a nossa história!”.
Essa breve apresentação, reproduzida do site oficial do Inventário Participativo de Galópolis, dá bem a noção da importância desse tipo de ferramenta, utilizada desde 2022 pela comunidade para valorizar sua história e suas memórias através da identificação dos seus patrimônios e referências culturais.
Antecipando a retomada dos encontros, nesta terça (confira quadro abaixo), reunimos aqui um mix de imagens que nos levam a Galópolis dos anos 1950, 1960 e 1970. Tudo a partir das colaborações feitas ao Inventário por “moradores raiz” do bairro, como José Nicoletti, Ivete Felippi, Vera Vial Rosso, Alexander Canale, Sueli e Elzio Tissot, Francisco Belló, Rosa Maria Diligenti, Rita Fátima Furlan, Lidia Canale, entre dezenas de outros que fazem de Galópolis não apenas um lugar, mas uma forma de viver, conviver e compartilhar…



PARTICIPAÇÃO AMPLIADA
Os encontros do Inventário Participativo de Galópolis não são s apenas aos habitantes do bairro. Moradores de outras localidades podem – e devem – participar, auxiliando a democratizar o o, a construção e a fruição do conhecimento produzido pela comunidade.
O Inventário Participativo de Galópolis é certificado como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC).



AGENDE-SE
:: O quê: encontros do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis.
:: Quando: primeira edição de 2025 ocorre nesta terça, dia 6, às 19h. A programação segue até 18 de novembro, com reuniões quinzenais sempre às terças, às 19h.
:: Onde: salão do campo de futebol (Rua Paulino Chaves, 371, Galópolis - Caxias do Sul).
:: Quanto: o gratuito, sem necessidade de agendamento.
:: Datas de todos os encontros: 06/05, 20/05, 03/06, 17/06, 01/07, 15/07, 29/07, 12/08, 26/08, 09/09, 23/09, 07/10, 21/10, 04/11 e 18/11.
Financiamento: o projeto, coordenado pela historiadora Geovana Erlo e sob a gestão criativa da produtora cultural Juliana Pandolfo, é financiado pelo Financiarte, da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
Mais informações: www.inventarioparticipativodegalopolis.com, @inventariogalopolis, [email protected] ou (54) 99696.0634 (WhatsApp).